quarta-feira, 20 de maio de 2009

Comunicação Interna

Visão Geral

A Comunicação Interna é realizada para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil, transparente, democrática e participativa, da direção com o público participante da corporação.

Esta comunicação não se restringe à comunicação que flui dos topo da pirâmide para os cargos menos favorecidos da hierarquia (comunicação vertical), mas sim, uma comunicação horizontal (uma vez que precisa realizar-se em sentido de mão dupla).

A Comunicação Interna é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna são os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

A importância da Comunicação Interna nas organizações

Os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. Os empregados também são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização, ou seja, investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing. Por fim, toda organização está inserida em um mercado altamente competitivo, principalmente com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. A Comunicação Interna tem a função de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios. Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.

Ou seja, existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Por isso a Comunicação Interna tem grande valor em uma organização.


Natália Abreu

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