quarta-feira, 27 de maio de 2009

Que falta faz um RP!

Quando entrei na faculdade em 2006, consegui um estágio em uma empresa grande, fabricante e importadora de máquinas fotográficas, impressoras, etc. Na área de eventos, participávamos de feiras e campanhas em PDV para conhecimento da marca em grandes lojas de eletroeletrônicos. Na verdade, o trabalho era pouco explorado, não se inovava, tampouco existiam eventos internos ou próprios.
Após a aula que tivemos no primeiro ano sobre Jornal Mural e a confecção do mesmo para a empresa da FERPP, fui procurar saber onde raios estava o Jornal Mural da empresa que eu trabalhava. Depois de muito perguntar (os funcionários não sabiam do que se tratava), fui descobri-lo perto da garagem de descarga de produtos (ou seja, onde nem um terço do total de funcionários iam). Minha surpresa foi enorme. No meu mundo de faculdade, jornais murais possuíam design arrojado, editorias, cores e informações pertinentes. Um verdadeiro sucesso de público e crítica!!!
Esse mural caindo aos pedaços na minha frente só poda ser brincadeira.
Infelizmente não era. Prôpus reformulação, mas não foi aprovado. Comunicação não exisia, muito menos interna, tudo fazia parte do RH e a minha "área" de eventos já estava muito ocupada.
Pena.
Mudei de emprego, superei. Percebi que a realidade do mercado de trabalho às vezes foge do aprendido em sala de aula. Cabe a nós tentar mudá-la, aos poucos, através da nossa excelência de formação.
Mas daquele Jornal Mural eu nunca esqueci!!!



Luiza Yang

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Comunicação Interna

Visão Geral

A Comunicação Interna é realizada para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil, transparente, democrática e participativa, da direção com o público participante da corporação.

Esta comunicação não se restringe à comunicação que flui dos topo da pirâmide para os cargos menos favorecidos da hierarquia (comunicação vertical), mas sim, uma comunicação horizontal (uma vez que precisa realizar-se em sentido de mão dupla).

A Comunicação Interna é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna são os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

A importância da Comunicação Interna nas organizações

Os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. Os empregados também são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização, ou seja, investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing. Por fim, toda organização está inserida em um mercado altamente competitivo, principalmente com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. A Comunicação Interna tem a função de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios. Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.

Ou seja, existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Por isso a Comunicação Interna tem grande valor em uma organização.


Natália Abreu

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Por que é tão importante?

Achei esse texto bacana por expôr, de forma sucinta e acessível, a importância da comunicação interna das empresas e o impacto que ela causa perante os funcionários. Vale a pena dar uma conferida!

A imagem que os funcionários têm de sua própria organização é a base da imagem externa da empresa. Não existe melhor estratégia de comunicação do que transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa. Parece simples!

Existe uma diferença marcante entre a teoria dos livros texto e a realidade do dia-a-dia das organizações. Nos livros texto, as organizações são descritas como se fossem umas máquinas bem azeitadas. Todos que trabalham na organização conhecem a visão e estão focados na implementação da missão. As pessoas estão sempre satisfeitas. A ansiedade é baixa e o moral é alto. As pessoas interagem entre si sem fricção alguma, formando equipes auto-sustentáveis. Não é poético?

Por que então é comum, hoje em dia, encontrar empresas onde as pessoas vivem constantemente apagando incêndios, frustradas, estressadas e cansadas no seu ambiente de trabalho?

A edição de n° 800 da revista Exame em matéria de capa ilustra bem o fato "Dois em cada três executivos já pensam em mudar de emprego - um problema para as pessoas e para as empresas?".

Esses sintomas evidenciam que as organizações - hoje em dia - não têm uma estratégia de relacionamento com seus funcionários. E como diria o ditado "quando você não tem direção, qualquer estrada te leva a lugar nenhum".

Outros estudos também fornecem mais evidência de que as lideranças das empresas precisam restaurar a credibilidade de seus esforços de comunicação com seus funcionários:

* um estudo recente (2002) da Mercer Human Resource Consulting, mostra que somente um terço dos 2.600 trabalhadores pesquisados concorda com a afirmação "Eu posso confiar que a liderança de minha organização irá sempre se comunicar com honestidade".
* outro estudo da Walker Information Group (2002) com funcionários de grandes organizações encontrou que somente 49% deles acreditavam que a direção de suas empresas era formada por "pessoas de alta integridade".

Quando analisamos o assunto da perspectiva das lideranças as sete justificativas mais freqüentes para problemas de comunicação são:
1) excesso de informação;
2) falta de envolvimento e participação das pessoas;
3) falhas na comunicação;
4) inconsistência das mensagens;
5) pouco de trabalho em equipe;
6) dificuldade em personalizar as mensagens para os diferentes níveis de funcionários;
7) integração da comunicação no processo de planejamento da empresa.

Na realidade, estas desculpas são uma enorme hipocrisia na medida em que a principal razão reside no fato de que as lideranças não praticam seu discurso ou como diriam os americanos "Walk the Talk". Não existe hipocrisia maior do que um programa tipo "fale com o presidente", no qual a correspondência a ele dirigida é respondida por terceiros.

Comunicação interna é como ser um pai na educação dos filhos: é preciso primeiro acreditar no discurso (credibilidade) dar o exemplo, (praticar) para poder influenciar o comportamento dos filhos (funcionários).

Parte da solução está em entender que a comunicação interna é um esporte coletivo, ou seja, não pode ser função deste ou daquele departamento. É função de todos! Principalmente do profissional de Recursos Humanos e de treinamento. Da diretoria ao chão da fábrica, a comunicação interna deve ser considerada questão de "segurança nacional" e deve ser implementada por quem tem a responsabilidade de praticar, diariamente, os princípios de Recursos Humanos da organização.

A comunicação interna é também um esporte de contato. Os programas e as ferramentas de comunicação existentes são apenas isso - ferramentas - que não podem nunca substituir o contato e a relação pessoal. Desde a primeira entrevista de orientação de um novo funcionário até à entrevista de desligamento de outro funcionário, o contato humano é fundamental e insubstituível.

A comunicação interna é uma via de mão dupla, portanto, tão importante como comunicar é saber escutar. Escutar com sinceridade e genuíno interesse em agir sobre a informação recebida.

Artigo de Ronaldo Marques disponpivel na íntegra em: www.rh.com.br





Luiza Yang